GT 14 – Educação do/no campo

Autoria
Título
Daniel Féo Castro de Araújo
Documentário Como Instrumento Para Conscientização dos Impactos  Ambientais e Sociais  da Expansão da Cana-de açúcar na Microrregião de Ituiutaba, MG
Alexandra Maria de Oliveira
Escola do Campo e Formação de Educadores(as)
Joyce de Almeida Borges, Edson Batista da Silva
As contribuições de Paulo Freire e Miguel Arroyo para uma leitura da educação do/no campo em Goiás na contemporaneidade.
Angelita Zimmermann, Anna Christine Ferreira Kist, Ana Margarida Piani Ferreira
Pedagogia da Alternância e permanência no campo: o egresso da Casa Familiar Rural Três Vendas/RS
Altair Groff, Ane Carine Meurer
A Desterritorialização das Escolas no Campo em Dona Francisca e suas Repercussões
Barbara Silva Alves de Lima, Vitor Machado
O valor social da terra: compreender, ressignificar e resistir nas aulas de Geografia
Luziane Miranda da  Silva
Percepção de jovens camponeses sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma experiência na Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO
Liriani de Lima Santos
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TERRA BOA – PARANÁ: das escolas rurais às escolas do campo
Lucas Casimiro Soares Ferreira, Matheus Casimiro Soares Ferreira, Meubles Borges Júnior
A Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância como Ferramenta de ruptura à Educação Rural
Ramon de Oliveira Bieco Braga, Ana Paula Benato
A formação escolar dos discentes da Educação do Campo que tratam neoplasia no Hospital Erasto Gaertner em Curitiba/PR: uma análise a partir dos conteúdos básicos de Geografia Rural
Nubia Luiza Chaves da Rosa Pazinato
Contribuições do Ensino de Geografia nas Escolas do Campo
Sandra da Silva Oliveira Maia, Sandra da Silva Oliveira Maia, Lucilei Martins de Oliveira
A transferência do ensino do Projeto de Assentamento Marreca no município de Conceição do Araguaia-PA para uma escola urbana: Vantagens e Desvantagens
Leonardo Cristhian Pompeu Wanzeler, Edir Augusto Dias Pereira
Territorialidade e educação do campo ribeirinho: estudo e mapeamento do transporte escolar em ilhas do município de cametá-pa.
Camila Campos de Lara Jakimiu
Educação do Campo e a produção de outras escalas: Pensando outro projeto de vida para os povos do campo
Rodrigo Simão Camacho
Educação do Campo: No Campo das Disputas Territoriais com o Agronegócio
Jonathas Adonias Xavier, Elizeu Ribeiro Lira
O uso do cinema em sala de aula e problemas na educação do/no campo de Porto Nacional – TO
Ivanio Folmer, Deise Rabelo, Mirieli da Silva Fontoura
Educação do Campo como Ferramenta de Territorialização do MST: O caso do Assentamento Fazenda Annoni e Bela Vista
Gabriel Max de Oliveira Dias, Filipe César Pereira, Lígia Maria Brochado de Aguiar
Documentos direcionadores para a educação e as incoerências das delimitações rural/urbano: o caso do distrito de Rio das Mortes em São João Del-Rei – MG
Mirian Pereira Suave
Agronegócio e o  Ensino de Geografia em Rondônia. Mirian Pereira Suave  PPGG/UNIR (miriansinai@hotmail.com) UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
Gerson Ribeiro da Rosa, Euzemar Fátima Lopes Siqueira, Sebastiao Ferreira de Souza
(RE) construção da identidade do lugar entre os povos do Campo e Indígenas de Mato Grosso com a implantação do Ensino Médio Integrado À Educação Profissional -EMIEP
Jackeline Silva Alves, Silvaci Gonçalves Santiano Rodrigues
As Políticas Públicas destinadas à Educação do Campo no contexto da educação brasileira: algumas considerações
Greti Aparecida Pavani, Adriana Maria Andreis
A nucleação escolar e a luta pela educação do campo
Felipe Costa Aguiar
Educação do Campo: um olhar do multiculturalismo para a identidade campesina
Ana Margarida Piani Ferreira, Ivanio Folmer, Angelita Zimmermann
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO DO CAMPO: Um Olhar Sobre as Escolas Estaduais do Campo no Município de São Francisco de Assis/RS
Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro
A educação do campo no confronto entre agronegócio e agricultura camponesa
Lourival de Moraes Fidelis, Ketlin Mayara Dutra da Silva, Leandro Pellizzari Toniolli
A Agroecologia na Formação de educadores e educadoras na perspectiva de uma Educação do Campo Interdisciplinar
Herique Heber dos Santos Reis, Ederlane Vale Rabelo
Movimentos Socioterritoriais e Educação do campo na Amazônia Paraense
Ederlane Vale Rabelo, Herique Heber dos Santos Reis, Rosana Amorim Coelho
Educação do Campo como instrumento de luta pela Territorialidade do campesinato
Osmana Dias Gonçalves, Marcos Cardoso Cardoso, Olívia Gonçalves Cardoso
EDUCAÇÃO DO CAMPO E RESISTÊNCIA: desafios e perspectivas das escolas do campo no município de Abaetetuba, PA
Adalberto Penha de Paula, Alessandra Mariotto dos Reis, Djneffer Fernanda da Silva Lima
Licenciatura em Educação do Campo: formação de educadores e resistência camponesa (RESUMO EXPANDIDO)
Damião Solidade dos Santos, Isaac Giribet Bernat
Educação do Campo e Desenvolvimento Local: as Escolas Famílias Agrícolas do município de Lago do Junco – Maranhão como experiências de resistência e rebeldia
Wagner da Silva, Alcimara Aparecida Foetsch
Desenvolvimento sócio-espacial e pedagogia da alternância: entrecruzando caminhos
Reidner Matheus Fernandes, Marcos Augusto Marques Ataides
A EDUCAÇÃO NO CAMPO:  a serviço de quem e para quem?
Raqueline da Silva Santos
Reforma Agrária e Educação do Campo: as contradições do PRONERA em Alagoas (1998-2008)
Joelma Cristina dos Santos, Alessandra de Souza Gouveia
A escola rural e o setor sucroenergético em Quirinópolis: as transformações territoriais
Tássia do Rego Luz
Construção e Resistência da Educação Ribeirinha: Análise da Escola Municipal Anjo da Guarda, Localizada no Rio Maracapucu-Miri, Abaetetuba- PA
Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
Perspectivas curriculares em Geografia para inserção da questão Indígena na escola (RESUMO EXPANDIDO)
Thiago Fernando Santos Tiers
O Papel da Educação do e no Campo na Resistência Territorial da Comunidade Tratada de Cima, em Barreirinhas – MA
Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Eduardo Bonfim de Oliveira
Práticas Agroecológicas nas  Escolas do Campo: desafios e possibilidades
Flávia Pinheiro de Paula Martins
As contribuições da Geografia Agrária e da Agroecologia na Educação do Campo: por uma educação humanizada
Ingrid de Oliveira Guimarães
Análise das Politicas de Educação Ambiental na Escola do Campo Vale do Tinguá em Nova Iguaçu, RJ
Damarci Geffer, Aleson Cristiano Dvenka, Vanderlei Brandalise
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO CURSO DE GEOGRAFIA: Relato de experiência no faxinal bananas município de Turvo PR. (RESUMO EXPANDIDO)
Gabriela de Jesus Gama da Silva, Cátia Oliveira Macedo, Thayane de Nazaré de Jesus Nascimento
Desvendando a Educação do Campo por entre práticas de Educação Rural
Sylviane Guilherme
O corpo nos processos de emancipação humana no contexto da Reforma Agrária Popular (RESUMO EXPANDIDO)
Josivana Pinheiro da Silva, Osmana Dias Gonçalves
Organização das comunidades ribeirinhas na luta pela Educação do Campo
Debora Silvana Vaz Soares, Daniele Machado Codevila
Educação do campo em foco: Uma busca pelo olhar da educação especial em escolas do campo.
Larissa Freitas dos Santos
O Papel da Ciência Agroecológica na Educação do Campo: Possibilidades e Desafios de Transformação do Campo no Município de Campos dos Goytacazes, RJ.
Livia Ramos Cruz Maia
A pintura mural de Diego Rivera: memória e identidade cultural em uma escola quilombola
Elisandra Aparecida Callegari
Práticas didáticas nas disciplinas de História, Geografia e Matemática para alunos do 7º ano da Escola do Campo Rui Barbosa – Capanema Pr.
Eliane Liecheski Artigas, Eliete Woitowicz, Marilene Francieli Wilhelm
O descompasso entre a teoria e prática numa escola do campo
Tereza Simone Santos de Carvalho, Marleide Maria Santos Sergio
Fechamento De Escolas No Campo:  O Caso Da Escola Municipal Assentamento Fortaleza – Nossa Senhora Da Glória/Se
Luís Guilherme Gonçalves Cunha, Eloiza Aparecida Silva Ávila de Matos
A abordagem CTS na Educação do Campo através da investigação da noosfera pelas representações sociais
Guilherme Matos de Oliveira, Joelma Miranda Coutinho de Souza, Lara Dalperio Buscioli
Luta por uma educação do campo: A Escola Família Agrícola sob o tripé estratégico de formação, reprodução e emancipação dos sujeitos camponeses de Anagé/BA (RESUMO EXPANDIDO)
Maura Pereira dos Anjos, Queina Lima da Silva, Mônica Castagna Molina
Construção de uma escola vinculada as lutas sociais: Proposta da Educação do Campo para contribuir  na transformação das escolas do campo
Dean Gomes de Oliveira
Educação do Campo e os Complexos de Estudo do MST: o caso da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares de Cascavel/PR
Walter Roberto Marschner
De política de governo a política de Estado? 10 anos de Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados  – UFGD.
Neli Aparecida de Carvalho, Virgínia de Lima Palhares
A Prática na Escola Família Agrícola de Jequeri-MG Para a Formação dos Jovens Agricultores
Daniele Machado Codevila, Humberto Arlêo Petrarca, Debora Silvana Vaz Soares
Cinema “lá fora”: o tecer de novos vieses no fazer pedagógico na Educação do campo da Escola de Ensino Fundamental Maria Manoela da Cunha Teixeira
Luz Angela Rojas, Luz Angela Rojas, Juan Sebastian Bautista López
Camiando el territorio: la experiencia educativa del  Observatorio Socio-Ambiental del Sumapaz.
Gabriela de Menezes Fernandes
As Escolas itinerantes do MST na luta pela terra no Paraná
Anna Christine Ferreira Kist
Educação Ambiental Crítica em Escolas do Campo: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Domingos Sávio – Faxinal do Soturno, RS.
Heloisa Bitencourt Menon, Glaucia Pereira do Nascimento
Construção do saberes escolares Guarani: uma unidade didática reformulada pelos professores indígenas da escola Mbya Arandú.
Loíse Leal da Hora Silva
O conhecimento tradicional quilombola associado às praticas produtivas para o direcionamento da educação ambiental na comunidade de são francisco do paraguaçu/ cachoeira-ba.
Rogerio Gomes
A formação técnica agroecológica e os desafios para sua inserção nos territórios de reforma agraria
Severino do Ramo Pereira de Lima, José de Arimateia de Oliveira Silva
Novos e Velhos Desafios para uma Educação do Campo: Um olhar sobre a Escola Monsenhor Luigi Pescarmona no município de Alagoa Grande– PB (RESUMO EXPANDIDO)
Jose Benedito Farias Nonato, Dionéia Quaresma Rodrigues
OS SUJEITOS SOCIAIS E A ESCOLA DO CAMPO: analise da Comunidade Ribeirinha Vila Carneiro, localizada no Município de Igarapé-Miri, interior do Estado do Pará, Brasil
Aline Santos Antunes
Rádios Camponesas: A Comunicação Popular Ocupando o Latifúndio do Ar.
Carlos Magno Soeiro Mendonça, José Jonas Borges da Silva
A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO: algumas considerações
Anúncios