Romancil Cretã e a questão indígena paranaense no SINGA 2017!

Romancil Cretã é um líder Kaingang envolvido com a luta pela resistência da Terra Indígena de Manguerinha (PR). Ele é filho do líder indígena Ângelo Cretã, morto em 1980. Ângelo foi um dos principais comandantes do movimento pela retomada das terras indígenas no sul do Brasil na década de 1970, além de ter sido o primeiro vereador indígena do país, que enfrentou demandas com madeireiros, políticos tradicionais, intrusos e latifundiários.

Atualmente, Romancil Cretã faz parte da ARPIN SUL, um movimento indígena da região sul do país, que conta com a participação de representantes das etnias indígenas Kaingang, Guarani, Xokleng, Xetá e descendentes de Charrua.

Com população estimada em mais de 33 mil índios, os Kaingang, também conhecidos como Guayanás, vivem em aldeias no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, tendo como língua o Jê. Na Terra Indígena de Mangueirinha vivem, hoje, aproximadamente 2.000 índigenas.

Romancil Cretã estará no espaço Singa na rua, no Singa 2017, debatendoO campo das violências e da alimentação para a vida: disputas por território, alimentos saudáveis e agrotóxicos”!

#VemproSinga !

Fontes: museudoindio.gov.br e Castro (2011).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s