Justiça Ambiental e conflitos socioambientais em comunidades tradicionais com Raquel Oliveira no SINGA 2017!

Raquel Oliveira Santos Teixeira é professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua como pesquisadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG (GESTA-UFMG), coordenado por Andréa Zhouri.

Raquel vem trabalhando com temas como Justiça Ambiental, conflitos socioambientais, risco e sofrimento social. Desenvolve pesquisas a respeito da expansão de megaprojetos de desenvolvimento no estado de Minas Gerais, entre eles projetos de  mineração, como os complexos minerários Minas-Rio e Manabi, vinte Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), duas Usinas Hidrelétricas (UHEs), além de extensas monoculturas de eucalipto e seus impactos em territórios de comunidades tradicionais. Também participa do Observatório dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais (https://goo.gl/nCvm6b).

Você pode conferir a tese de doutorado dela, sobre a Geopolítica do risco e a produção do sofrimento social (https://goo.gl/JXTqi2), a dissertação de mestrado, sobre práticas de transmissão do patrimônio familiar no Médio Jequitinhonha-MG (https://goo.gl/6fSWWV) ou uma entrevista sobre Justiça Socioambiental (https://goo.gl/srcMg7).

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s